ATIVIDADE DE CONTROLE
PatyhSilva - 22 de Fevereiro
Realizada dia 21/02/2025
Na noite do dia 21/02/2025 (sexta-feira), foi iniciada no Exército Brasileiro a Atividade de Controle (AC), esta que promove um momento de fala aos Praças, dando à eles voz para sugestões, críticas, elogios e ideias de melhorias para a instituição. Todos os pontos abordados são de extrema importância para o crescimento da instituição, e o Corpo de Praças por sua vez, é uma parte essencial diante desse crescimento e melhorias.
A Atividade foi conduzida pelo Capitão Cr.Edu16, juntamente com a Major Lenny09 e a Capitão ,Big, com o apoio do Coronel PrincThyago e o Coronel LuizYankees.
Veja abaixo o momento da abertura da Atividade com o Capitão Cr.Edu16:
A Atividade de Controle foi conduzida pelo Capitão Cr.Edu16 , onde o mesmo iniciou mencionando o funcionamento da AC.
Dando início à Atividade de Controle, o Sr. Cr.Edu16 explicou o funcionamento, dando abertura aos Praças motivando-os a trazerem suas dúvidas, sugestões, críticas, melhorias ou até mesmo, agradecimentos. Convidou educadamente todos a preencherem à frente dos sofás designados ao Corpo de Praças. Em conjunto, o Sr. PrincThyago complementou que poderiam ficar à vontade para o momento. A Atividade assim então, iniciou com o Subtenente rei12O sendo convidado à mesa.
Subtenente rei12O
O Subtenente rei12O sugeriu uma melhoria para agilizar a chegada do treinador ao treino, tornando o comando mais eficiente e evitando a evasão dos Recrutas, facilitando o trabalho dos mobiles.
Ele também acrescentou elogiou a implementação do comando, antes exclusivo da sala de TA (Treino Automatico), agora disponível no QG (Quartel General).
O Subtenente além de sugerir melhorias, também fez uma crítica sobre a confusão de papéis entre os Cabos. Ele apontou que muitos não sabem se devem assumir um superior no O1(Operador 1), além de alguns não demonstrarem iniciativa nesse aspecto.
Resposta do Capitão Cr.Edu16
Em resposta às observações do Subtenente, o Capitão Cr.Edu16 agradeceu pelos apontamentos e explicou que, em algumas situações, treinadores caem do cubículo e precisam aguardar o retornar ao monolito.
No entanto, ressaltou que os Oficiais estão sempre atentos e assumem o Recruta imediatamente até que o treinador volte. Por fim, afirmou que verificará possíveis alternativas para melhorar o processo e questionou se o Praça teria algo mais a acrescentar, onde o mesmo assentiu.
Subtenente rei12O
O Subtenente continuou sua colocação, explicando que quando um treinador aplicando o Treinamento Básico II (T2) cai da sala e não possui TeamSpeak, ele precisa retornar ao Quartel-General e aguardar no monolito.
Nesse meio-tempo, os Oficiais estão ocupados com outras tarefas, pode acontecer dos Soldados acabarem se desconectando e não retornarem. Como resultado, quando o treinador finalmente consegue entrar, não há mais Recrutas presentes devido à longa espera, posicionou-se.
Resposta do Capitão Cr.Edu16
O Capitão ressaltou que a situação mencionada pelo Subtenente é, de fato, um desafio, mas garantiu que ele e os demais Oficiais estão trabalhando para encontrar uma solução. Citou sobre buscarem acompanhar o caso de perto, e assentiu tanto o acompanhamento, quanto a possível solução. Com isso, questionou se haveria uma adesão de fala do Subtenente, que inicialmente rejeitou os elogios, mas depois concordou e continuou.
Ao que se cabe aos elogios, o Sr. Cr.Edu16 agradeceu esses citados e comentou por cima, sobre ser um projeto vindo da Engenharia do Exército.
Subtenente rei12O
O Subtenente então continuou, fazendo um elogio ao Cabo Estrela jao2__, destacando que ele assumiu sua nova função com muita sabedoria, tornando-se uma verdadeira inspiração para os demais.
Resposta do Capitão Cr.Edu16
O Capitão então agradeceu o elogio e voltou ao último tópico citado, reconhecendo que, de fato, alguns Praças ainda ficam confusos sobre assumir o O1, mesmo após a explicação. Ele também observou que alguns ainda não compreendem a importância de priorizar assumir um superior quando necessário.
O Oficial reconheceu que é um tópico difícil de abordar, mas que naturalmente surgem dúvidas. O Sr. Cr.Edu16 destacou que Praças com mais experiência podem auxiliar os demais nesse momento de aprendizagem. Novamente questionando se havia algo a acrescentar, e o Subtenente continuou.
Subtenente rei12O
O Subtenente então fez outro elogio, desta vez destacando as novas mecânicas de tempo e moedas, elogiando-as como uma excelente implementação, pois agora os Praças têm a oportunidade de ganhar mais.
Resposta do Capitão Cr.Edu16
O Capitão agradeceu o elogio e explicou que a nova mecânica foi pensada como um meio de incentivo aos Praças. Em seguida, pediu para que o Subtenente retornasse ao seu assento e chamou a Primeiro Sargento emygrey para dar suas palavras.
Declarando uma boa noite, afirmou que a palavra estava totalmente com a Praça.
Primeiro Sargento emygrey
A Praça, então, deu boa noite a todos e iniciou sua fala sobre a 2ª Companhia do Exército, mais especificamente o Treinamento Básico 1. Mencionou que o treinamento pode ser muito longo e desgastante, onde em sua visão faz com que os Recrutas não retenham todas as informações. Além disso, o cansaço e a duração levam muitos a desistirem.
Como sugestão, propôs resumir o treinamento, pegando uma pauta e tornando-o mais breve.
Continuando, falou sobre o Teamspeak, destacando que a motivação para a comunicação entre os Praças, em sua opinião, deixa a desejar. Ela observou que enquanto alguns Oficiais se comunicam bem, outros não, e que o Teamspeak acaba se tornando um momento de distração, mas sem essa comunicação a distração não se torna efetiva.
Sugeriu que isso poderia ser um motivo para atrair mais Praças e incentivá-los a logar. A Praça, em seguida, abordou o tema da Patrulha, destacando que, em diversos momentos, ela se torna o momento mais temido de toda a jornada. Sugeriu uma reformulação na sala de Patrulha, propondo uma comunicação mais dinâmica e interativa, com o objetivo de tornar o ambiente mais envolvente e menos monótono.
Ela observou que muitos Praças enfrentam dificuldades durante a Patrulha e acabam se sentindo entediados, sendo que perguntas simples sobre o andamento da Patrulha não são suficientes. Como proposta, sugeriu a criação de meios para promover “relaxamento” durante a Patrulha, acreditando que tal abordagem poderia resultar em um aumento significativo no rendimento e proporcionar uma experiência mais produtiva e agradável aos Praças.
A Praça então abordou outro ponto, expressando que sente falta dos eventos externos da 3ª Companhia. Propôs que novos eventos fossem criados, com o objetivo de proporcionar mais experiências externas e diversificadas, o que poderia trazer mais engajamento e motivação para os Praças.
A Primeiro Sargento emygrey então continuou com elogios, mencionando que a instituição despertou nela a vontade de ser um militar ativo, como foi em 2023.Ela parabenizou a todos, dizendo que encontrou exatamente o que procurava. A Praça também elogiou seus companheiros de equipe, destacando a colaboração e o espírito de trabalho em grupo.
Em seguida, agradeceu aos Oficiais, com um destaque especial ao Alto-Comando, que foi um exemplo de dedicação, sempre atenciosos. Finalizou com elogios às Oficiais femininas, mencionando que suas atitudes e profissionalismo são de grande agrado.
Resposta do Capitão Cr.Edu16
O Capitão Cr.Edu16 iniciou agradecendo às citações, seguindo com a conclusão. Citou a sensibilidade do primeiro tópico, qual falava sobre o Treinamento Básico I, pois esse é um treinamento, como o mesmo disse, enxuto de informações mas feitas da melhor maneira para o primeiro contato de um militar. Compreendendo a reclamação da Primeiro Sargento, disse que verificaria a passividade da menção.
Aos demais tópicos que envolviam a Patrulha, também assentiu uma verificação da viabilidade dos apontamentos.
Primeiro Sargento emygrey
Acrescentando, a Primeiro Sargento emygrey reforçou ser levado à frente suas questões.
Resposta do Capitão Cr.Edu16
Rebatendo, o Oficial concordou sobre tentar haver um pensamento sobre. Dando continuidade à sua resposta, ao que se referia de premiações para os Patrulheiros, deixou-a por dentro de já existir essa bonificação, mas que há um certo requisito envolvido.
Finalizou as considerações, abordando que sobre Eventos Externos, a 3ª Companhia do Exército deixa um ar de suspense, com surpresas e novidades a caminho. Deixou em aberto assim, se a mesma teria algo a acrescentar.
Primeiro Sargento emygrey
Desculpando-se pela falha de informação referente às premiações da Patrulha, a Sargento finalizou seus pontos abordados da noite. Em desfecho, agradeceu todos elogios e firmou o contentamento sobre um tópico citado pela mesma. Passou a vez então, para o Cabo jao2__ com a palavra.
Cabo jao2__
O Cabo jao2__ após dar boa noite, compartilhou um pouco de suas intenções iniciais, onde a receptividade do pessoal e a integridade dos militares para com ele acabou superando suas expectativas. Destacou seu discurso ser apenas dotado de agradecimentos, principalmente à parceria encontrada. Deixou assim aberto, um campo para novos horizontes de possíveis laços com os demais militares. Agradecendo o Capitão, assim finalizou suas palavras.
Resposta do Capitão Cr.Edu16
O Capitão, em continuidade, agradeceu pelo relato e elogios contidos nas palavras do Praça, encerrou afirmando sobre o Exército Brasileiro estar sempre em busca do crescimento em todos campos e do acolhimento a todos. A palavra então, foi passada ao Subtenente samue423.
Subtenente samue423
Diante de muitos parágrafos citados, palavras direcionadas a um grupo que, hoje, encontra-se desativado, trouxe um momento de reflexão e lembrança de assuntos delicados e de suma importância. Apesar de ser um jogo, por detrás de cada tela há um ser humano, uma vida, mentes e pensamentos distintos.
Destacando em certo momento seu profissionalismo como estudante de enfermagem na vida real, algumas de suas palavras impactaram a importância da ativação do CoSEX (Comitê de Saúde do Exército) novamente nas dependências da instituição. Não deixou de citar seu contentamento em saber da existência de tal grupo, apresentando que julga importante e necessário que haja uma certa visão para assuntos e pontos sensíveis, estes muitas vezes que passam despercebidos em uma rotina, porém podem trazer conforto.
Destacou que em atividade poderiam surgir várias temáticas, como conscientizações até um simples texto, falando sobre assuntos importantes e pertinentes, seja sobre a vida real ou virtual.
Apontando sua experiência como base, citou que teve uma construção muito grande de lealdade e amizades na instituição, entre eles Praças e Oficiais, onde mesmo não conhecendo as pessoas totalmente considera uma segurança e conforto grandiosos.
Finalizando, agradeceu e destacou sobre pessoas importantes que estiveram ao seu lado, inclusos os Srs. Haouken, LuizYankees e PrincThyago. Disponibilizou-se também a trazer ideias e sugestões caso a ativação do grupo seja colocada em prática. Repleto de agradecimentos e em um “web abraço” aos seus colegas de farda, encerrou seu discurso.
Resposta do Capitão Cr.Edu16
Em resposta, o Capitão Cr.Edu16 deixou o Subtenente por dentro da reestruturação e organização que está atualmente acontecendo dentro do Grupo, havendo assim, a sua inatividade. Nesse ensejo, ao que se cabe à uma certa precisão de acolhimentos e conversas mais profundas, apontou que as portas de comunicação com o Alto-Comando e o Estado-Maior do Exército estão sempre abertas e viáveis ao encontro de quaisquer soluções, assim como sugestões podem ser direcionadas ao Estado-Maior.
Ao final, demonstrou o contentamento sobre a questão pessoal que o Subtenente compartilhou sobre ter encontrado o respectivo lugar que lhe transmite acolhimento. Deixou também, um espaço à mais adendos do Subtenente.
Subtenente samue423
Acrescentando seu discurso, o Subtenente samue423 não hesitou em citar as novas implementações na instituição e deixar suas parabenizações, em especial ao Curso de Infantaria do Exército, designado pelo Patrono General-de-Exército Haouken. Um projeto este extenso e que em sua funcionalidade demonstra toda dedicação imposta, o que traz ao Subtenente admiração e respeito por todos envolvidos e ao trabalho feito, lembrando à Gloria de uma instituição de longos anos como o Exército Brasileiro.
Resposta do Capitão Cr.Edu16
Finalizando, o Capitão Cr.Edu16 agradeceu e compartilhou sobre o mesmo sentimento de divertimento, honra e admiração refletir não somente ao Corpo de Praças, mas também ao Corpo de Oficiais qual o mesmo também faz parte. E também, uma experiência que interliga um Corpo ao outro, um trabalho em conjunto.
Finalizou, com agradecimentos sinceros a cada palavra levantada pelo Subtenente, transferindo a palavra para a Segundo Sargento Hellen2.
Segundo Sargento Hellen2
A Segundo Sargento Hellen2, uma jogadora mobile, traz pontos importantes sobre sua experiência com esse método de jogabilidade. Encontrando dificuldades dentro de sua função como treinadora, destacou uma sugestão sobre a abertura excessiva de janelas que precisam ser abertas no dispositivo, trazendo uma certa dificuldade.
Como indicação, citou sobre um possível link ou apostila que pudesse conter os conteúdos dos respectivos treinamentos ou Grupos Externos.
Não menos importante, destaca elogios para os Corpos, quanto de Praças como de Oficiais, que demonstram determinada dedicação e atenção na comunicação, facilitando o trabalho. Em meio ao seu discurso, houve um contratempo, mas os Oficiais desenvolveram a fala que estava a deixando mutada.
Resposta do Capitão Cr.Edu16
Prosseguindo com a resposta ao ponto citado pela Segundo Sargento, o Capitão Cr.Edu16 descreveu uma certa dificuldade sobre conter todo treinamento/informações em um só documento, mas assentiu que havia tido um certo entendimento sobre a colocação da dificuldade encontrada, onde iriam procurar uma solução, mesmo que de outra maneira, para a situação apresentada.
Segundo Sargento Hellen2
Complementando a parte que a Sargento obteve dificuldade em conseguir, ela destaca em sua fala a confiança para as sugestões serem avaliadas pelos superiores, destacando sua discordância e concordância.
Resposta do Capitão Cr.Edu16
Finalizando, sendo a última Praça a responder, o Capitão Cr.Edu16 destacou compreensão e retificou sobre ser conduzido adiante seu tópico.
Finalização realizada pelo Capitão:
O Oficial finalizou e chamou todos presentes para registrar o momento.(REGISTRO I - INÍCIO DA ATIVIDADE)
(REGISTRO II - FINALIZAÇÃO DA ATIVIDADE)
Nós da equipe do Diário Brasileiro estivemos presentes, e registramos todos os acontecimentos da Atividade de Controle, deixando assim nossos Caros Leitores, por dentro de tudo. Agradecemos à todos que nos acompanham e seguem fielmente nosso jornal, e assim, com muita gratidão, encerramos esta notícia.
Coronel PrincThyago
Coronel LuizYankees
Major Lenny09
Capitão ,Big
Capitão Cr.Edu16
Segundo Tenente PatyhSilva
Segundo Tenente Dr.Larissaketle
Adriana2oo5