Como se tornar um Cadete?
Haouken - 08 de Dezembro
A AMAN está aberta, e agora é sua vez de se tornar um Oficial!
Muitos Praças me perguntam, especialmente durante o período da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), quais os requisitos para se tornar Cadete ou até mesmo Oficial. Esse é um tema que engloba diversos aspectos fundamentais que cultivamos dentro do Exército Brasileiro.
Atualmente, algo que realmente destaca um Praça é sua constância e presença no QG, é o estar sempre pronto, em condições de atuar e contribuir.
Os Oficiais, como todos sabem, são os pilares do Exército, detendo amplo conhecimento sobre praticamente tudo que envolve a instituição. Assim, o primeiro passo para se tornar Cadete é buscar excelência em todas as áreas ao seu alcance. Isso inclui dominar a aplicação de treinamentos, realizar patrulhas com eficiência e adquirir experiência prática em todos os grupos externos.
Esses são pontos fundamentais para se destacar perante o Estado-Maior e, consequentemente, o Alto-Comando. No entanto, estar em evidência não significa apenas esquentar a cadeira no PAF, afinal, é fácil perceber quem está presente apenas para "bater ponto". É ser proativo, tomar a iniciativa e cumprir com excelência o que deve ser feito.
Outro aspecto crucial é a postura e o comportamento dentro do ambiente do Exército Brasileiro. Ter uma postura adequada vai além da aparência, é demonstrar disciplina, respeito e profissionalismo em todas as situações. Saber lidar com desafios, manter a calma diante de adversidades e tratar a todos com cordialidade são qualidades essenciais. Respeitar seus colegas, superiores e subordinados não é apenas uma questão de hierarquia, mas um reflexo do caráter e do compromisso com os valores do Exército Brasileiro.
A presença no TeamSpeak é de extrema importância. Como se observa, os Oficiais estão sempre conectados por lá, não apenas para promover interação e entretenimento entre os militares, mas também para facilitar a gestão das atividades realizadas no QG. Se o seu objetivo é se tornar Oficial, estar presente no TeamSpeak e se comunicar são passos fundamentais.
É claro que nem tudo o que foi dito aqui é uma regra absoluta. Afinal, ninguém é perfeito nem consegue dominar tudo de imediato. Por isso, muitas vezes apostamos no potencial a longo prazo. Estamos aqui para formar vocês, Praças, e o mais importante é se esforçar, aprender e buscar constantemente o aprimoramento. Lembre-se: faça o que precisa ser feito, sempre dentro das atribuições de sua patente.
Vale lembrar que a jornada de cada um é única. Comparar-se aos outros não contribui para seu crescimento, muito pelo contrário, pode gerar frustrações desnecessárias. Foque em seu próprio progresso, valorize suas conquistas e aprenda com suas experiências. A evolução no Exército Brasileiro é construída com dedicação, paciência e, acima de tudo, um compromisso com o seu próprio desenvolvimento.
E então, deu para ajudar um pouco?
Lembre-se:
"O sucesso de cada um é resultado de sua própria trajetória e esforço."
General-de-Exército Haouken
tainaraDoutora