Velocidade e Elegância, a Fórmula 1!
The-Mateus. - 09 de Julho
Fórmula 1
Olá, fãs de esportes e leitores da ArenaBR, hoje a nossa coluna apresenta para vocês sobre a Fórmula 1. Espero que gostem e boa leitura!
A Fórmula 1 foi oficilamente criada em 1950 pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). No entanto, a história da categoria remonta ao final do século XIX, quando as primeiras corridas de carros foram disputadas na Europa. Como na época não existiam circuitos, as corridas aconteciam em estradas. Alguns historiadores apontam que uma corrida entre Paris e Bordeaux, na França, em 1895, tenha sido o marco inicial da F1. Essa corrida durou 48 horas e teve um percurso de 1200 quilômetros.
Entre 1901 e 1949, vários GPs foram disputados ao redor da Europa, em países como França, Itália, Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Mônaco e Espanha. Os GPs só não aconteceram durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda. No decorrer das guerras, os pilotos participaram de corridas nos Estados Unidos, como em Indianápolis, outro grande circuito do automobilismo.
A primeira corrida da Fórmula 1 foi realizada em 10 de abril de 1950, quando o argentino Juan Manuel Fangio, pilotando um Maserati, venceu o Grande Prêmio de Pau, na França. No entanto, essa corrida não fez parte do campeonato. A primeira corrida oficial de F1 aconteceu um mês depois, no dia 13 de maio, no circuito de Silverstone, na Inglaterra, e teve como vencedor o italiano Nino Farina, pilotando um Alfa Romeo.
Nino Farina, Juan Manuel Fangio e Alberto Ascari, outro italiano, dominaram a Fórmula 1 no início da década de 1950. Farina foi o primeiro campeão, Ascari ganhou o campeonato em 1952 e 1953, de Ferrari, e o argentino Fangio levou o título em cinco oportunidades (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957). Uma curiosidade sobre Fangio é que ele foi campeão pilotando por quatro equipes: Alfa Romeo, Maserati, Ferrari e Mercedes.
O Brasil soma 101 vitórias, 293 pódios e oito títulos mundiais na F1. São seis vencedores: além de Fittipaldi, Piquet e Senna, a bandeira verde e amarela já foi ostentada no lugar mais alto do pódio por José Carlos Pace, Rubens Barrichello e Massa.
Uma ressalva para o piloto Ayrton Senna da Silva campeão da categoria três vezes, em 1988, 1990 e 1991. Ele começou sua carreira competindo no kart em 1973 e em "carros de fórmula" em 1981, é considerado o maior piloto brasileiro. Nos deixou no dia 1 de maio de 1994, após um acidente no GP de San Marino, em Ímola, porém seu legado e vitórias sempre estará presente nos corações de cada brasileiros e sua história está marcada na Fórmula I. Vejo vocês no (11/07) com mais informações sobre Esporte. Até logo, pessoal!
Diretor de Circulação TURCOjv
Co-Diretor Hikari_San
Jornalista The-Mateus.
tainaraDoutora