FELIZ DIA DAS MÃES!
Emanuelefts - 08 de Maio
Para você que se dedica a cuidar de uma vida. Feliz dia das mães!
Olá, maravilhosos leitores da belíssima Coluna Panorama, aqui quem escreve é a Coordenadora Emanuelefts em conjunto com à Diretora Ninezz, e o tema que trouxemos hoje é de grande importância e também especial. Vamos falar de uma data cheia de amor e felicidade que é o Dia das Mães!
Neste domingo, dia 08 de maio é comemorado o Dia das Mães. E hoje a Coluna Panorama traz um pouquinho da história do Dia das Mães para vocês. Essa data é uma celebração que surgiu nos Estados Unidos tendo como idealizadora Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. Essa celebração foi criada a partir de um episódio ocorrido na vida pessoal de Jarvis, a morte da mãe em 1905. E além disso, sua criação oficial ocorreu em 1914 por meio do presidente da época, o norte-americano Woodrow Wilson.
Ann Jarvis viveu até 1905 e passou seus últimos momentos na Filadélfia com sua filha Anna Jarvis. Quando ela faleceu no dia 9 de maio o luto de sua filha foi extremamente doloroso. Algum tempo depois, Anna Jarvis resolveu idealizar uma data para prestar homenagem a sua falecida mãe. Assim nasceu a ideia que deu origem ao dia que conhecemos como Dia das Mães.
- Anna Jarvis
A campanha de Anna Jarvis por um dia especial para celebrar as mães, foi algo que ela herdou de sua própria mãe, Ann Reeves Jarvis. Segundo historiadores, afirma-se que Ann Reeves Jarvis queria que o trabalho das mães fosse reconhecido, pelo serviço incomparável que prestavam à humanidade em todos os campos da vida.
Ann Reeves Jarvis era muito ativa na Igreja Metodista Episcopal, onde, a partir de 1858, dirigiu clubes de trabalho das mães para combater altas taxas de mortalidade infantil, principalmente devido a doenças que devastaram sua comunidade em Grafton, West Virginia. Jarvis, a mãe, perdeu nove filhos, incluindo cinco durante a Guerra Civil Americana (1861-1865), que provavelmente morreram por doenças, diz Antolini, professora do West Virginia Wesleyan College.
Quando Ann Reeves Jarvis morreu, em 1905, cercada pelos quatro filhos sobreviventes, Anna em seu luto, prometeu realizar o sonho de sua mãe, Quatro anos depois, em 1914, Anna Jarvis conseguiu realizar seu sonho. O Congresso dos Estados Unidos aprovou o estabelecimento do Dia das Mães e o promoveu em todo o país. Por sua vez, o presidente Woodrow Wilson aprovou a medida no Congresso.
A proposta de Anna Jarvis de criar o Dia das Mães foi concebida em 1907 e implementada pela primeira vez em 1908 em homenagem à sua mãe. O papel da filha na criação desse momento comemorativo para sua mãe se espalhou e contagiou toda a América. Em 1910, o estado da Virgínia Ocidental oficializou o Dia das Mães no segundo domingo de maio. Aos poucos, o Dia das Mães se tornou muito importante.
No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, na data do dia 12 de maio de 1918. Mas foi só no ano de 1932 que o presidente da época Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo do mês de Maio como Dia das Mães no Brasil.
O Dia das Mães é uma data que pode ser mudada, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, mas aqui no Brasil é sempre no segundo domingo do mês de Maio, essa comemoração. E em outros países é comemorado em datas diferentes, que vão desde o mês de Março até Dezembro.
Esta data é um dia para celebrar e agradecer a todas as mães pela dedicação, amor e carinho que dão aos seus filhos diariamente. E lembramos também que não é somente neste dia que devemos agradecer ou presentear nossas mães ou responsáveis e sim todos os dias é dia de reconhecermos o amor e o carinho que elas(es) tem por nós.
O Dia das Mães, não é só para a mulher, mas também para os pais ou responsáveis que fazem o papel de mãe, que cuida, ama e educa da mesma forma. Então nesse domingo do Dia das Mães, que possamos agradecer as nossas mamães e responsáveis por tudo que um dia já fizeram, e fazem por nós.
Nós da Coluna Panorama e equipe do Diário Brasileiro, desejamos aqui um Feliz Dia das Mães, para todas as mamães de vocês Praças, Oficiais e de todas do mundo, e também para vocês que já são mães ou de alguma forma assume essa responsabilidade. Não poderíamos deixar de desejar também um feliz Dia das Mães para nossa querida Oficial NandaDragomir, qual é uma mamãe de ouro! E À todas mulheres de nosso Exército (ativas ou não mais ativas) que também assumem esse grande compromisso de cuidar de mais uma vida! Àqueles(as) que não tem mais suas mães ao lado, que o coração de vocês esteja em conforto. Em todas as datas, mas especialmente hoje, devemos abraçar aquelas que com o mais sincero e puro amor nos cuidam.
Dedicamos esta matéria às mulheres fortes e batalhadoras que representa essa grande palavra "Mãe".
Um feliz domingo e até a próxima matéria, pessoal!
"O amor de uma mãe pode ser traduzido em uma palavra: doação! Falar desse sentimento é entender que ele é a mais completa forma de amor. Mãe, você é a estrela da minha vida que brilha nos meus dias mais sombrios e que faz meu coração aquecer no frio. Você é a pureza do amor! Feliz Dia das Mães!"
A Coluna Panorama tem como presentes responsáveis, os seguintes membros do Diário Brasileiro:
Diretora Ninezz
Coordenadora Emanuelefts
Excelente Noticia, Senhoras.
ametista1996 - há 2 anos atrás
tainaraDoutora