Fevereiro Roxo! Este foi o tema da semana, do Minuto Saúde.
Ninezz - 19 de Fevereiro
Mês da conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer.
Olá, leitores da Coluna Saúde do Diário Brasileiro! O mês de Fevereiro é marcado por campanhas super importantes de conscientização sobre doenças. Há consecutivamente, duas campanhas que são efetivadas durante o mês: Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja. Esta semana que se passou, o Comitê de Saúde do Exército (CoSEx) trouxe a conhecimento e reflexão dos membros do Exército Brasileiro, o tema em questão.
A campanha do Fevereiro Roxo foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais). Seu lema é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. Não existe um calendário oficial de conscientização. O trabalho geralmente é feito por ONGs e, muitas vezes, apoiado por prefeituras e governos estaduais, que promovem palestras, ações de informação sobre as doenças e até mutirões de saúde. Essas medidas são importantes porque, além de darem visibilidade às doenças e a seus sintomas, incentivam que aqueles que suspeitam de algum problema procurem por um diagnóstico. O uso de lacinhos coloridos, inspirado nas ações de conscientização do câncer de mama, é uma forma alegre e de forte apelo visual para chamar atenção sobre a importância de conhecer e diagnosticar tais quadros. Organizações ao redor do mundo têm utilizado da variedade das cores para promover causas e campanhas que merecem destaque nos meses do ano. O mês de Fevereiro não seria diferente e traz duas cores fortes para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde.
Roxo foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. A tríade, composta por duas doenças autoimunes e uma degenerativa tem grande relevância, principalmente por serem ‘doenças silenciosas’ e de progressão gradual.
Hoje, nós da Coluna Saúde trouxemos os Minutos Saúde completos realizados durante a semana. Venha conferir na integra, um pouquinho deste tema, pautado por nossas queridíssimas Oficiais: Sras. Ninezz, Fran.vg e Anninha.santos:
Minuto Saúde do dia 10/02/22
Minuto Saúde do dia 11/02/22
"Primeiramente, Boa noite gente.
Vim hoje até essa portinha para o tão querido Minuto Saúde, oferecido pelo Comitê de Saúde do Exército (CoSEx).
E o assunto de hoje também será sobre o Fevereiro Roxo, que tem a finalidade de ampliar o alerta sobre essas três doenças: Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus.
Essas três doenças são de difícil controle e afetam em muito o bem-estar dos portadores.
Vou fazer um breve resumo sobre as mesmas, pois é fundamental conhecer melhor as doenças e seus sintomas e saber o momento de procurar um especialista.
Por isso, o Fevereiro Roxo reforça a importância do diagnóstico precoce para se conseguir oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes, controlando ou retardando os seus sintomas.
Vamos ao breve resumo sobre as três doenças:
A Fibromialgia ataca especificamente articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões.
E o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social.
Já o Lupus, é um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza anticorpos em excesso, prejudicando o seu funcionamento.
Os anticorpos passam a atacar o organismo, causando inflamação nos rins, pulmões, pele e articulações.
A campanha Fevereiro Roxo é uma forma de levar conscientização sobre essas doenças graves e sem cura, para a população.
Este foi mais um Minuto Saúde, obrigada pela atenção de todos."
Minuto Saúde do dia 12/02/22
O Minuto Saúde visa poder ajudar todos os militares do Exército Brasileiro do Marechal Rainer, nos dando a oportunidade de reflexão. Esse é um projeto exclusivo do Comitê de Saúde do Exército. Venha fazer parte e se tornar um Médico do Exército Brasileiro, você também! Para saber mais informações, acesse: https://exbrhb.net/externos/grupo/cosex
Desde já, nós do Comitê de Saúde do Exército estamos à disposição para tudo o quê precisarem. Nós do Exército Brasileiro apoiamos essa causa. Onde não há cura, que haja conforto! Saúde!
Notícia elaborada pela Diretora Ninezz, do Diário Brasileiro.
tainaraDoutora