Banner DBR
Página inicial Mulheres no Militarismo

Mulheres no Militarismo: Outubro Rosa

Ninezz - 31 de Outubro

Twitter

Banner da notícia

Se cuidar, é um ato de amor!

Olá, caros leitores. Como estão? Estamos encerrando o mês de outubro, e com ele vai uma data celebremente importante. Mês este de muito festejo, datas importantes, mas também um mês destacado por uma data imprescindível ao mundo: O Outubro Rosa.

A data é lembrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para o conhecimento e lutando firmemente para a redução da mortalidade.

 

 

 Como surgiu o Outubro Rosa? 

 

Mas, nem sempre o assunto esteve tão em destaque assim. O Outubro Rosa só começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema.

Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Foi depois disso, inclusive, que os laços cor de rosa, símbolo do Outubro Rosa, começaram a aparecer.

O símbolo foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York.

Na época, os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida e, depois disso, ele passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e em outros eventos.

No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.

Depois disso, o evento seguiu morno ano após ano. Somente em 2008 que a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo campanhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.

 

 

 

 

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o assunto abrangente desta campanha. A mesma tem objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, como dito anteriormente, essa conscientização pode influenciar cuidados de diversas formas, prevenindo que mais pessoas venham a passar por uma difícil etapa. Infelizmente, o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. É a neoplasia maligna responsável pelo maior número de óbitos em mulheres no mundo e estima­se cerca de um milhão de casos novos no mundo inteiro até o final do ano 2000, sendo que a metade nos países em desenvolvimento. No Brasil, os óbitos por câncer de mama representam 16% da mortalidade por neoplasia maligna entre as mulheres, ou 2,3% de todas as causas de morte. No período de 1976 a 1990 houve 32.966 casos de diagnóstico de câncer de mama em mulheres. A idade média foi de 53 anos, 95% dos diagnósticos ocorreu nas idades entre 29 e 79 anos.

 

Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor, tendo sua caracteristica como tumor maligno, ao qual requer um forte tratamento.

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, pode haver dor ou não. A pele da mama pode ser afetada visualmente e ainda pode-se conter presenças de caroços/nódulos. É importante ressaltar que não devemos generalizar tais presenças de caroços/nódulos, há diversos casos e que podem mudar de percepção, por isso é de suma importancia a consulta com um profissional de saude.

É extremamente necessario que toda mulher com media de 40 anos acima, deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, todavia, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Mulheres, não deixem de se cuidarem, e a melhor forma é se previnindo.

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto-exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

 

Mas o que é o exame clinico? Por meio do exame clínico, o médico pode compreender com precisão qual é a situação geral do paciente atendido e obter informações valiosas para orientar o melhor tratamento.

Neste exame poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.

 

 O que é mamografia?  Bom, este é um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama, permitindo descobrir o câncer quando o tumor ainda é inicial.

 

 

 

 

 O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama? 

 

Vale ressaltar que se uma pessoa proxima e de sangue, da família teve essa doença antes dos 50 anos de idade, há uma maior chance de ter o câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

 

 

 

 

É sempre preciso ter cuidados com nosso corpo, com manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas e evitar nicotina e álcool. São pequenas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

 

Não devemos nos lembrar desta conscietização apenas durante o mês de outubro, e sim em todos dias de nossas vidas. Isso cabe não somente ao câncer de mama, mas todos que englobam tal. Se amem, se cuidem, o corpo das senhoritas é o maior templo que já puderam conhecer. Tenham amor, compreendam e conheçam a si mesmas.

 

 

 

 

Nós do Exército Brasileiro, Diário Brasileiro, e principalmente do CoSEx, apoiamos inteiramente esta campanha. Estamos nesta caminhada juntos, todos por um bem maior! 

O Exército Brasileiro do Marechal Rainer está com você nessa! Juntamente com o Comitê em Saúde do Exército (CoSEx), estaremos sempre à disposição para ajudá-los.

 

 

"Se cuidar também é um ato de amor… Com você, com sua saúde, com sua vida e com todas pessoas que valorizam ela!"

 

 

 

Confira também, algumas notícias realizadas em nosso Diário Brasileiro em prol desta insigne data:

 

https://diario.exbrhb.net/noticia/834/outubro-rosa

https://diario.exbrhb.net/noticia/867/outubro-rosa-2

https://diario.exbrhb.net/noticia/1755/outubro-rosa-o-que-isso-significa

 

 

Materia realizada pela Coordenadora Ninezz, do Diário Brasileiro.

Efetue o login ou cadastre-se para poder comentar.
-->