Banner DBR
Página inicial Reflexões

199 anos da Independência do Brasil!

Getuli0_Vargas - 07 de Setembro

Twitter

Banner da notícia

2021, comemoração dos 199 anos de Independência

Ficheiro:Armand Pallière Dom Pedro e Dona Leopoldina 1826.jpg – Wikipédia,  a enciclopédia livre

-> 1822: Eis o Príncipe Pedro de Alcântara, às margens do Rio Ipiranga. Diz alguns historiadores que o Príncipe estava com a famosa dor de barriga. Mas, não é oque diz o quadro de Pedro América.
O nosso ex-Imperador Pedro I, proclamou a independência do Brasil, já não dava para ser colônia de Portugal, ele teve que dizer a frase "Independência ou Morte"
Foi um gasto imenso para que alguns países pudessem ver nossa independência. Esquecendo o financeiro, vamos entrar a fundo na história:

Independência do Brasil
"A independência do Brasil foi declarada em 1822 e esse acontecimento está diretamente relacionado com eventos que foram iniciados em 1808, ano em que a família real portuguesa, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, mudou-se para o Brasil. 
O processo de independência do Brasil aconteceu, de fato, durante a regência de Pedro de Alcântara no Brasil. As Cortes portuguesas (instituição surgida com a Revolução do Porto) tomaram algumas medidas que foram bastante impopulares aqui, como a exigência de transferência das principais instituições criadas durante o Período Joanino para Portugal, o envio de mais tropas para o Rio de Janeiro e a exigência de retorno do príncipe regente para Portugal.
Em dezembro de 1821, chegou a ordem exigindo o retorno de D. Pedro para Portugal e, como consequência disso, surgiu o Clube da Resistência. Em janeiro de 1822, durante uma audiência do Senado, um documento com mais de 8 mil assinaturas foi entregue a D. Pedro. Esse documento exigia a permanência do príncipe regente no Brasil.
Supostamente, D. Pedro disse palavras que entraram para a história do país: “Como é para bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto; diga ao povo que fico”
Os historiadores não sabem ao certo se essas palavras foram mesmo ditas por D. Pedro. De toda forma, esse acontecimento marcou o Dia do Fico. Os historiadores afirmam que, em janeiro de 1822, ainda havia um desejo em muitos em permanecer o vínculo com Portugal."

-> O grande dia do "O Grito do Ipiranga":
"Na ocasião, D. Pedro I estava sofrendo de problemas intestinais (que não se sabe sua origem específica). O príncipe regente leu todas as notícias e ratificou a ordem de independência com um grito às margens do Rio Ipiranga, conforme registrado na história oficial. Atualmente, os historiadores não têm evidências que comprovem o grito do Ipiranga.
O 7 de setembro não encerrou o processo de independência do Brasil. Esse processo seguiu-se com uma guerra de independência e nos meses seguintes acontecimentos importantes aconteceram, como a aclamação de D. Pedro como imperador do Brasil, no dia 12 de outubro, e sua coroação que aconteceu no dia 1º de dezembro."


Curiosidades:
- O decreto de independência foi assinado por Maria Leopoldina;
- A independência só foi reconhecida em 1825;
- O famoso quadro “Independência ou Morte” foi maquiado para dar imponência para o ato de Dom Pedro I;
- Durante o ato, no Rio Ipiranga, o Imperador estava acompanhado pelo Regimento de Cavalaria de Guarda, os Dragões da Independência;
- D. Pedro II, durante um tempo no seu governo, se fez extinta esse Regimento, pois gastava dinhiro público à toa;
- Quando a República assumiu o poder, esse Regimento voltou, e hoje os Dragões da Independência é responsável pela segurança do Presidente da República em atos cívicos e militares em Brasília, como posses, visitas de Chefes de Estado etc.
- Esse Regimento, serve unicamente em Brasília, e é o 1° Regimento de Cavalaria de Guarda do Brasil.

Dragões da Independência promovem exposição e campeonato de hipismo no DF |  O que fazer no Distrito Federal | G1

Banda Musical dos Dragões da Independência - Saída da Banda - YouTube


Efetue o login ou cadastre-se para poder comentar.
-->