Setembro amarelo
,liss - 02 de Setembro
Mês de prevenção ao suicídio.
Helooou! Setembro chegou e com ele a campanha do "Setembro Amarelo" e nós, da Coluna Reflexões, também vamos falar um pouco sobre o tema. No fim de agosto, o Exército Brasileiro anunciou a reabertura do Comitê de Saúde do Exército Brasileiro, conhecido também como CoSEx, e aqui no Diário Brasileiro terá uma sessão dedicada a Saúde, vocês poderão ler as notícias clicando aqui.
E como surgiu o Setembro Amarelo?
Resumidamente, a campanha para a prevenção do suicídio ficou conhecida assim, após em 1994 Mike Emme, com apenas 17 anos, ter encerrado a própria vida. No seu velório havia uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os 500 cartões e fitas foram feitos pelos amigos de Mike e possuíam uma mensagem: Se você precisar, peça ajuda e foram espalhados pelos Estados Unidos.
Setembro reforça algo que devemos ter consciência o ano todo: Nós não sabemos quais são as batalhas diárias que cada um passa, mas é importante saber que não é frescura ou tentar chamar atenção. Muitas vezes, em uma situação difícil que a pessoa não vê mais saída ela vê o fim como uma solução, mas reforço que o fim não é solução apenas o desfecho.
Agora, o que o Setembro Amarelo tem a ver com o Exército Brasileiro? TUDO! Não é atoa que foi criado a CoSEx para trabalhar com a saúde mental dos membros da instituição. Cada história é única e todas as dores são válidas e muitas vezes por não ter com quem falar abertamente sobre suas dores sem julgamento pode agravar a situação e vendo essa necessidade e pensando no bem-estar temos um apoio para os praças.
Para nós da Coluna Reflexões trago aqui que nós tenhamos um olhar empático para o próximo, não somente em setembro mas sempre. As vezes é difícil entender o outro já que nós estamos em um lugar tão diverso com vivências totalmente diferente, e as vezes, algo que é simples para mim pode machucar muito o outro.
Não tenha medo de falar sobre o que sente, falar pode salvar vidas.
Lembrando que em situações de risco ligue para o CVV (Centro de Valorização da Vida): 180 ou acesse o site deles clicando aqui. O CVV é um centro para prevenção de suicídio, mas pode entrar em contato com eles para falar sobre ansiedade, depressão, ataque de pâncio, entre outros.
Essa notícia é super necessária. Em um mês tão solidário, temos que deixar de lado os julgamentos. Obrigado pela notícia, ficou tão maravilhosa que deveria ser a capa durante o mês todo!
Roudryy - há 3 anos atrás
tainaraDoutora